quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet A ESPERANÇA DE UM NOVO CAMPEÃO BRASILEIRO na F-1 pode vir da Alemanha. Nascido em Heidelberg há 22 anos e hoje piloto de testes da Renault, Nelson Angelo Piquet corre sempre para ser o primeiro. Afinal, não é o pai dele mesmo quem diz que o segundo colocado é o primeiro dos perdedores?
POR RODRIGO FRANÇA, EM MÔNACO

VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO BRASILEIRO A ESTREAR NA F-1?
Se Deus quiser (risos).
O QUE FALTA PARA ISSO?
Não depende só de mim... Onde tiver vaga, eu estarei lá batalhando.
BEM, VOCÊ É PILOTO DE TESTES DA RENAULT, LOGO...
Acredito que seja o melhor caminho, mas não existe caminho certo.
O ALONSO CHEGOU AONDE CHEGOU SENDO PILOTO DE TESTES DA RENAULT,AINDA NA ÉPOCA BENETTON. VOCÊ ESTÁ TRILHANDO O CAMINHO DELE?
Não existe isso de caminho do Alonso ou caminho deste ou daquele piloto. Ele foi piloto de testes da Renault e entrou na Minardi depois, mas como saber como era o contrato dele? Eu sei do meu, apenas...
E O SEU TE PRENDE À RENAULT?
Não, eu posso estrear por outra equipe.
QUANDO SERIA ESSA OPORTUNIDADE?
Se eu soubesse, te contaria... Eu posso guiar no ano que vem, posso não guiar...
E VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA A F-1?
(bufa)...
QUANTO TER UM PAI TRICAMPEÃO MUNDIAL AJUDA OU ATRAPALHA?
Meu pai ajuda, mas não é ele quem cuida sozinho de minha carreira. Eu tenho que fazer minha parte, que é acelerar na pista.
MAS NEM PARA TE APRESENTAR AS PESSOAS CERTAS?
Claro, isso ele faz, mas não adianta ele vir nas corridas e ficar me ajudando. Isso não existe.
ANDARAM DIZENDO QUE VOCÊ PODERIA SUBSTITUIR O HEIKKI KOVALAINEN AINDA NESTE ANO...
(interrompendo) Se a equipe quiser, eu corro neste ano. Ou corro na vaga que surgir.
SAINDO UM POUCO DO PAPO GRAXA. VAMOS FALAR DA MULHERADA DO CIRCO. SEU PAI FOI UM GRANDE BON VIVANT NA F-1. VOCÊ É COMO ELE?
Depende do que você está falando. São diferentes épocas, não dá para comparar. Meu pai só foi bon vivant depois que foi campeão mundial. Daí sim ele poderia ser chamado assim. Antes, ele ralou muito.
TÁ, MAS E VOCÊ?
Eu vou me esforçar para isso.
ATUALMENTE VOCÊ, COMO DIZ O DITADO, COME O PÃO QUE O DIABO AMASSOU?
Também não é assim, eu tenho minha boa vida, cheguei aqui na sexta-feira passada (a entrevista foi dada no motorhome da Renault em Mônaco, perto de iates milionários, incluindo o do pai de Nelsinho). Se Deus quiser, eu chegarei nesse ponto em que os grandes campeões podem usufruir.
QUAL É SUA AMBIÇÃO?
Quero ser campeão do mundo, mas farei isso dando um passo de cada vez.
E QUAL O SEGREDO?
Acelerar é importante, mas não é só isso. Fazer como o Schumacher fazia na Ferrari, pegou uma equipe que não ganhava e a transformou em vencedora. Mérito dele em fazer isso.
FALANDO NISSO, FERNANDO ALONSO SAIU DA EQUIPE E AS COISAS NA RENAULT PIORARAM...
Sim, mas se você analisar bem, as coisas já não iam bem no final da temporada passada. O Fernando também construiu a equipe ao redor dele, fez a Renault crescer a cada temporada antes de ser bicampeão. Assim, conseguiu que eles fizessem um carro espetacular. A saída dele não tem a ver com a queda de performance. Isso tem a ver com o carro, que está pior em 2007 do que em 2006, só isso.
MUDANDO DE ASSUNTO: A RIVALIDADE PIQUET E SENNA VAI VOLTAR?
Como ser rivais se nunca corremos juntos?
É POR CAUSA DA HISTÓRIA...
Sim, mas eu não tenho nenhum problema com Bruno Senna. Temos personalidades um pouco diferentes, mas isso não quer dizer que sou rival dele, e vice-versa.
MAS O SEU PAI COM O AYRTON...
Só que era outra época. E eles correram juntos, estiveram na pista ao mesmo tempo.
PRA VOCÊ, A MAIOR RIVALIDADE DE SEU PAI FOI COM O NIGEL MANSELL E NÃO COM O AYRTON?
Certeza... Só que a mídia vendia outra coisa.
FORA SEU PAI, QUEM É SEU ÍDOLO NA F-1?
Nunca tive, sabia? Meu pai, claro. E sempre soube das histórias do Emerson (Fittipaldi),mas eu acompanho a F-1 desde 2000 e nesse período ninguém me impressionou.
NEM MESMO SCHUMACHER?
(bufando) Olha, nem mesmo ele. Lógico que ele tem números impressionantes, mas, pô,ele sempre teve também o carro na mão! E nunca teve um competidor forte na categoria, na equipe... Os resultados são impressionantes, mas se você olhar, nas poucas brigas que teve em pista, ele foi sujo. Sujo com o Villeneuve (batida em Jerez, 1997), com o Hill (batida naAustrália, em 1994, que deu o primeiro título ao alemão), e no episódio em Mônaco (no ano passado, quando ele supostamente errou no treino para prejudicar Alonso)...

Nenhum comentário: